sábado, 24 de novembro de 2012

Rumo aos 24km de uma corrida

Olá visitante!

Essa semana, então, começo a me preparar para completar os 24km da volta na Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande - RS. E, para não ter que colocar um mega post no dia antes da prova, vou escrever como serão meus dias até a largada.
Como expliquei no post anterior, venho fazendo corridas regularmente, desde o começo do ano. E, agora, me deparei com esta prova, que é um percurso que gosto muito (a volta na ilha), mas com uma distância que mesmo de bike, é cansativa.. 24km. Me inscrevi no último dia!

  • 20 de Novembro de 2012;

Bem, a primeira coisa que pensei, quando tinha decidido em realizar a prova, seria que o tempo de conclusão (o tempo de prova em sí) não será minha meta.. a meta será a conclusão em sí! Mas para qualquer prova, a preparação é tudo para um resultado positivo. Daí, ontem, achei algumas dicas legais de alimentação pré-prova.. uma dieta que vou seguir para favorecer o corpo para a atividade que ele será submetido.

Achei dicas legais, que ainda vou experimentar e colocar aqui se ajudou ou não.
Uma das dicas é sobre o que consumir durante uma prova longa; 
nutricionista Danilo Balu recomenda somente o consumo de repositores em gel (carboidratos) simples, ingeridos junco com a água oferecida nos trajetos, em um intervalo de 45 a 60 minutos e aconselha experimentar alguns dias antes de prova para se habituar ao gosto e ver como ocorre sua digestão pois existem diversas marcas deste produto no mercado. Ele também recomenda o consumo moderado de isotônicos para tempos de prova maiores que quatro horas.
Outra dica é sobre antes da prova, e em que devo focar minha alimentação? A site Runner's world Brasil recomenda o foco em alimentos ricos em Glicogênio Hepático e Muscular.. fartamente encontrado em batatas(sem casca), arroz, massas(sem molhos gordurosos), pães de manteiga ou leite(pães normais), ou seja, carboidrato, já que esse é facilmente armazenado e gasto, dentro dos músculos em atividade.
A última dica vem do site Stark; e fala o que seria interessante comer no jantar e café-da-manhã que antecede a largada, além de outras dicas similares às anteriores.


Eu anotei tudo.. e pretendo começar a dieta na quarta, ingerindo líquidos, diminuindo a carne vermelha e legumes com cascas. Quinta-feira em diante pretendo consumir pão, massa, arroz, batata e frutas sem casca, até o dia da prova! Vamos lá!!


  • 21 de Novembro de 2012

Hoje fiz algo fora do manual.. na verdade, a única coisa que lí é para pegar leve e não forçar lesões. Concordo plenamente.

Mas, como eu vou saber em que ritmo devo correr para que o esforço esteja dentro de meus limites? Como disse, tempo não é meta, mas quero terminar a prova normalmente, nem no céu e nem no inferno..
Bem, a alguns dias atrás participei com minha namorada da primeira prova de 5km dela. Como cavalheiro, acompanhei todo seu percurso, sem dar muito palpite pois isso, claro, incomoda a concentração. Desta prova pude observar que, seguindo um ritmo de 6 minutos por quilômetro, aproximadamente, meu corpo praticamente não teve fadiga e o coração não ultrapassou os 145bpm.. ou seja, para meu corpo, aquele ritmo era fichinha. Guardei isso na cartola.

Daí, ao fim de escrever sobre o dia de ontem, me passou pela cabeça como seria meu desgaste em meia prova da Ilha, seguindo o ritmo (chamado Pace) de 6km/m.. Não fazia ideia.. e precisava saber.
Então, na manha deste dia 21, peguei meus tênis e fui correr na praia a distância de 12km com o ritmo de 6'.
Esse ritmo não é fácil de ser mantido.. qualquer passada maior e ele caí para 5'40'' e qualquer descuido ele vai a 6'20.. mas, sendo na maior parte constante, o que observei foi algo bom; até os 1,5km meu corpo ainda estava aquecendo e os batimentos recém entravam nos 135bpm.. aos 5km já sentia os tendões dos joelhos tensionados e o corpo aquecido, mas a bombinha ainda permanecia em 142bmp.. e se manteve assim, subindo vagarosamente.. aos 10km eu já transpirava bem, mas conseguia mantes uma respiração calma e o coração beirando os 150bpm.. daí foi concluir os 12km e observar a atividade muscular que, ao fim, já andando, estavam tencionados e exigiram um alongamento.

Bem, embora a receita fosse me poupar, eu poupei, fui bem devagarzinho.. mas, se a receita era poupar e ficar de frente do vídeo-game, fazendo absolutamente nenhum exercício, daí fiz errado.. 
Estou sentindo o cansaço em minhas pernas.. meu cérebro está tendo prazer quando me sento, rs.. então, até o dia da corrida, recesso de treinos para mim.. :)


  • 22 de Novembro de 2012
Hoje eu quis apenas descansar.. Ainda estou sentindo minhas pernas tensas com o exercício de ontem. Mas, estou me sentindo ótimo.

Aproveitei o dia para comprar o gel de carboidrato. Comprei eles com sabor pois já tinha sido avisado que o sabor não é assim, uma maravilha. Comprei 5, da marca V0² e provei um deles, o de açai. O sabor artificial ajuda a ingestão, fato. Não houve nenhum problema de digestão nem nada. Beleza!
Então, minha previsão é consumir eles da seguinte forma: 45 minutos antes da largada; 45 minutos depois da largada e o terceiro depois de outros 45 minutos. O quarto que sobrou pode ficar a posteriore do exercício.

Comprei também 2 isotônicos, marca Power Ade, que vou tomar após os 12km.. e ao fim da corrida.

Amanhã começo minha dieta de carboidratos brancos. :)

Astá!

  • 23 de Novembro de 2012
Já não sinto cansaço nas pernas.. inclusive. como o tempo está ótimo, queria é estar correndo na praia. Mas vou resistir para o benefício de amanhã.
Hoje comecei minha dieta pré prova. De café da manhã: Retirei o café e não tomei leite.. Suco de laranja, banana com mel e pão de forma com manteiga. De almoço: Macarrão, arroz, caldo de feijão e um filé de frango sem molho. Jantar: Macarrão com pouco sal e uma fatia de queijo branco.
Além disso tomei 4 garrafinhas de água ao longo.. coisa que não faço!

Amanhã pego a camiseta e o número da prova! :D

Astá!

  • 24 de Novembro de 2012
Então, já estamos na véspera da prova! Chegou rápido, hein?
Pela previsão o vento deve ser de Sul (frio) a uns 10 nós de velocidade.. não é uma maravilha de velocidade ou de direção, mas como ele vai estar transversal a maior parte do percurso, isso pode amenizar o calor. A temperatura prevista para a largada, via WindGuru, é de 18º na largada e 20º na minha previsão de chegada. Temperatura ótima!!

Já estou sedento com vontade de correr! A ansiedade já me fez arrumar minha roupa e acessórios para amanhã, rs.
Sobre a alimentação, igual a de ontem, mas devo consumir uma garrafinha de água a mais.

Retirei minha camiseta da prova! Ótimo material! Sou o número 88! Preste atenção em mim hein?

Abraços a todos e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É bom podermos nos entender :D